Defesa de tese de doutorado de pesquisadora do GMAP

Na quarta-feira, dia 18 de Janeiro, Andriele Busatto do Carmo (pesquisadora do GMAP), defendeu sua tese de doutorado, na Faculdade de Informática (FACIN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A defesa foi realizada na sala EAD do prédio 40 às 8h30.

A seguir, o título e resumo da tese:

Título: EXPLOITING RESOURCE HETEROGENEITY ON COMPUTATIONAL GRIDS FOR ENERGY-EFFICIENT SCHEDULING
Nos últimos anos, pesquisadores da comunidade de Computação de Alto Desempenho têm proposto soluções para o problema do alto consumo de energia em plataformas distribuídas de larga escala, visto que o aumento da energia consumida é proporcional ao poder computacional. Além do custo de energia elétrica, o principal problema do elevado consumo de energia de plataformas de alto desempenho é a emissão de gases de efeito estufa. Para isso, diversas heurísticas de escalonamento conscientes de energia têm sido desenvolvidas para o escalonamento de aplicações em aglomerados de computadores, grades e nuvens. No entanto, desempenho é ainda requisito para esse tipo de aplicação. O equilíbrio entre consumo de energia e tempo de execução não é fácil de atingir. Além disso, a heterogeneidade dos recursos é a chave para melhorar a eficiência de escalonadores energeticamente eficientes. Para resolver o problema do consumo de energia em grades computacionais, este trabalho propõe uma nova política de escalonamento consciente de energia que tenta equilibrar da melhor maneira o consumo de energia e o tempo de execução de aplicações do tipo saco de tarefas em grades computacionais. Além disso, o presente trabalho avalia e discute o impacto da heterogeneidade dos recursos sobre escalonadores energeticamente eficientes. Essa avaliação permitiu o entendimento de como o Sistema de Gerenciamento de Recursos pode contribuir com o algoritmo se ele está consciente da proposta dos escalonadores.

A aluna obteve aprovação.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Gustavo Leão Fernandes
Banca Examinadora: Prof. Dr. Tiago Coelho Ferreto (PPGCC/PUCRS), Prof. Dr. Claudio Fernando Resin Geyer (UFRGS) e Dr. Rodrigo Neves Calheiros (Western Sydney University)