Visita de Colaborador Externo (Gabriele Mencagli)

Entre os dias 3 e 13 de setembro de 2019 recebemos a visita do professor Gabriele Mencagli, da Universidade de Pisa, na Itália. Gabriele veio ao Brasil através do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), que tem o objetivo de desenvolver, consolidar e integrar as dimensões internacional e intercultural no âmbito do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão na Universidade.

Gabriele é professor assistente no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Pisa, pesquisador do ParaGroup (Parallel Programming Models Group) em Pisa e colaborador do GMAP. Suas atividades de ensino e pesquisa são na área da computação de alto desempenho e arquiteturas paralelas.

Na sexta-feira, 6 de setembro, o professor Gabriele Mencagli foi recepcionado pelos membros do GMAP na churrascaria Freio de Ouro, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

Na segunda-feira, dia 9 de setembro, o professor Gabriele Mencagli ministrou a palestra “Windflow: a C++17 parallel library for data stream processing on multicores. O WindFlow é uma biblioteca paralela para o processamento de data stream em arquiteturas com memória compartilhada com processadores multi-core e dispositivos de GPU. WindFlow é baseado nos blocos de construção paralelos do FastFlow, um framework de programação paralela desenvolvida na Universidade de Pisa. A palestra completa pode ser visualizada no canal do YouTube da PUCRS.

Nos dias 4, 5, 11 e 12 de setembro, o professor Gabriele Mencagli ministrou a disciplina “Data Stream Processing (from the parallelism perspective)”, para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da PUCRS. A disciplina teve como objetivo fornecer uma sólida base no campo de pesquisa de Data Stream Processing, com a introdução à teoria por trás do processamento de stream, uma visão geral dos mais famosos frameworks para processamento de stream (por exemplo, Apache Storm, Apache Flink e Spark Streaming) e os resultados mais recentes. Além disso, no final do curso foram apresentadas as ferramentas paralelas FastFlow e WindFlow.