GMAP

Trabalho Premiado no SBLP 2021

A 25ª edição do Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2021) ocorreu de forma virtual entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro de 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBLP 2021 é um fórum criado para estudantes, pesquisadores e profissionais apresentarem e discutirem ideias e inovações no projeto, definição, análise, implementação e uso prático de linguagens de programação. O simpósio faz parte do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft). Além do SBLP, o CBSoft agrega anualmente outros três eventos tradicionais realizados pela comunidade brasileira em Engenharia de Software: XXXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), XV Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS), e VI Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST).

O aluno de mestrado do GMAP Júnior Löff apresentou no no SBLP 2021 o artigo intitulado “High-Level Stream and Data Parallelism in C++ for Multi-Cores”. O trabalho foi orientado pelo Dr. Luiz Gustavo Fernandes e co-orientado pelo Dr. Dalvan Griebler. Além disso, contou com a colaboração do aluno de mestrado do GMAP Renato B. Hoffmann.

O trabalho apresenta uma solução de alto-nível para expressar paralelismo de dados e de stream em programas C++. Aplicações de processamento de stream tem se popularizado com a disseminação de sensores, dispositivos IoT, dados de usuários e outros. Aplicações que pertencem a esse ecossistema costumam requerer resultados em tempo-real, o que tem se tornado um desafio à medida que a quantidade de dados gerados aumenta. Neste trabalho, introduziu-se uma solução para expressar paralelismo de stream e de dados utilizando uma única linguagem de alto-nível. Para isso ser possível, implementou-se um novo algoritmo de compilador e criou-se novas regras de transformação para melhorar a inteligência desse compilador. Resultados mostraram que utilizando a nossa linguagem e compilador, o programador é capaz de paralelizar um programa sequencial com poucas linhas de código. Além disso, o desempenho obtido é comparado à versões paralelizadas manualmente. Os impactos dessa pesquisa são promissores, pois deu-se um grande passo na popularização da escrita de código paralelo, que ainda é raramente utilizada na indústria de software. No futuro, espera-se que seja viável programar, debugar e manter códigos escritos em paralelo, impactando positivamente na utilização eficiente de recursos computacionais, melhorando aspectos como eficiência energética e sustentabilidade.

No ano de 2021, o SBLP concedeu dois prêmios de melhor artigo, um para cada categoria: trabalhos de estudante e trabalhos sem ou com pouca participação de estudantes. O trabalho do aluno Júnior Löff recebeu o prêmio de melhor trabalho de estudante no SBLP 2021.

Júnior conta sobre a sua experiência durante o evento:

“A apresentação no evento foi desafiante, pois foi minha primeira apresentação em inglês. Contudo, deu tudo certo e o trabalho levantou discussões interessantes na comunidade. Esse trabalho foi um dos vários que vêm sendo desenvolvidos no GMAP/PUCRS e que têm contribuído com a linguagem SPar, um framework para programação paralela criado no nosso grupo de pesquisa. É gratificante ver a importância que os resultados da SPar vem alcançando e o possível impacto para o futuro da engenharia de software na escrita de código paralelo. Esse prêmio reforça o nosso objetivo de pesquisa, trazer resultados que contribuam com as diferentes áreas da sociedade.”

Júnior Löff

Mais informações sobre SBLP 2021 podem ser encontradas no site oficial.

Por: Gabriella Andrade