Pesquisador do GMAP participa do Concurso de Teses e Dissertações no WSCAD 2021

Entre os dias 26 e 29 de outubro, ocorreu o Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-CTD). O concurso aconteceu em conjunto com o XXII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2021). Foram aceitas para submissão monografias de mestrado e teses de doutorado defendidas a partir de julho de 2020 até 26 de julho de 2021 nas áreas de Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. Ao final da primeira etapa foram escolhidas 3 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado para apresentação virtual no WSCAD-CTD 2021.

O pesquisador do GMAP Dinei Rockenbach apresentou no concurso sua dissertação de mestrado intitulada “High-Level Programming Abstractions for Stream Parallelism on GPUs”. A dissertação de mestrado foi orientada pelo Dr. Luiz Gustavo Fernandes e co-orientada pelo Dr. Dalvan Griebler. O pesquisador já havia sido aprovado com louvor na defesa da sua dissertação de mestrado em novembro do ano passado.

A dissertação trata de abstrações para a programação de GPUs em aplicações de processamento de stream em dois níveis: (1) foi desenvolvida uma biblioteca C++ para programação estruturada de GPU usando os padrões map e reduce; e (2) foi estendida a linguagem SPar adicionando três novas anotações para exploração semi-automática do paralelismo de GPU em aplicações de processamento de stream. As novas anotações foram implementadas no compilador da linguagem através da geração de código da biblioteca mencionada no ponto 1.

“A experiência de participar de um concurso de dissertações foi bastante enriquecedora. É muito interessante ter o feedback de vários pesquisadores da área e se basear neles para continuar a evolução do trabalho. O reconhecimento de a minha dissertação ser escolhida como uma das 3 melhores coroa o esforço que foi desprendido na pesquisa e implementação do trabalho. Agora o foco é na publicação de artigos científicos com os resultados obtidos.”

Dinei Rockenbach

Mais informações sobre o WSCAD-CTD 2021 podem ser encontradas no site oficial.

Por: Gabriella Andrade