1 / 8
Clique aqui para se inscrever! (Organizado pelo GMAP)
2 / 8
Participantes do I Workshop de Iniciação Científica (WIC) do GMAP
3 / 8
Pesquisadores do GMAP recebem premiação no Concurso de Teses e Dissertações do WSCAD 2016
4 / 8
5 / 8
6 / 8
7 / 8
M.Sc. Silvana Teodoro apresentou "Eficiência Energética em Grades Computacionais"
8 / 8
Dr. Dalvan Griebler apresentou "CINCLE: a Compiler Infrastructure for New C/C++ Language Extensions"

Modelagem de Aplicações Paralelas

A linha Modelagem de Aplicações Paralelas está centrado no estudo de soluções de alto desempenho para problemas e aplicações oriundas de outras áreas do conhecimento (Biologia, Geologia, Física, Medicina, etc). A elaboração de soluções de alto desempenho para problemas reais exige o domínio de conhecimento especializado em diferentes níveis. Esta linha foca na análise da complexidade algorítmica do problema a ser paralelizado, nos conhecimentos sobre ambientes de desenvolvimento e testes de programas, técnicas de programação paralela, avaliação de desempenho e arquiteturas de alto desempenho.

Abstrações de Paralelismo Estruturadas e de Alto Nível

A linha de pesquisa HSPA (Abstrações de Paralelismo Estruturadas e de Alto Nível), tem como objetivo a criação de interfaces de programação ao usuário/programador que não é experiente em lidar com o paradigma de paralelismo. A ideia é oferecer um nível mais alto de abstração, onde o desempenho das aplicações de alto desempenho não seja comprometido. As interfaces desenvolvidas nesta linha de pesquisa caminham em direção a domínios específicos para que depois possam ser estendidos a outros domínios. O escopo de estudo é amplo no que diz respeito ao uso de tecnologias para o desenvolvimento da interface e do paralelismo.

Eficiência Energética em Ambientes de Alto Desempenho

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar e propor soluções de software para reduzir o consumo de energia em ambientes de alto desempenho. São ambientes alvo das pesquisas desenvolvidas nessa linha: clusters, grades computacionais e clouds. Como exemplos de soluções propostas pode-se destacar a criação de políticas de escalonamento, bem como o uso de técnicas de hardware, direcionadas para a redução do consumo de energia na execução de aplicações de grande porte.

O VII Nvidia GPU Workshop foi um sucesso!

O VII Nvidia GPU Workshop foi um sucesso, o qual contou com a organização da Nvidia, PUCRS e GMAP. O evento ocorreu na sexta dia 10/11/2017 nas dependências da PUCRS. Auditório estava lotado log

GMAP está organizando o VII Nvidia GPU Workshop Latin America

Este será o VII NVIDIA GPU WORKSHOP, sendo pela primeira vez realizado no sul do Brasil. Ele é um evento voltado para desenvolvedores que trabalham com Inteligência Artificial, Deep Learning, Compu

Alunos e Pesquisadores do GMAP Têm 5 Artigos Aceitos para Publicação no ERAD (Escola Regional de Alto Desempenho) 2017

Os alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado do GMAP receberam a notícia de que os cinco artigos escritos e submetidos para o ERAD foram aceitos.

GMAP © - 2017 - PUCRS - Todos os direitos reservados.