Defesa da proposta de tese de doutorado de pesquisador do GMAP

Na quarta-feira, dia 03 de agosto, Luis Cassiano Goularte Rista (pesquisador do GMAP), defendeu sua proposta de tese de doutorado, na Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul.

A defesa foi realizada no auditório 516 do prédio 32 (FACIN), às 14h00.

A seguir, o título e resumo da proposta de tese:

Título: Provisionamento Horizontal Autônomo e Elástico de Recursos em Cloud para Paralelismo de Stream

Resumo: Estudos para aprimorar o provisionamento de recursos a partir do conceito de elasticidade se tornaram relevantes para ambientes de cloud nos últimos anos. Soma-se a isso, o conceito de computação autônoma que visa tornar os sistemas auto-gerenciáveis e as aplicações de stream que incluem processamento de áudio, vídeo e rede, por exemplo. No entanto, tem-se verificado que o provisionamento autônomo em um contexto de paralelismo de stream não é uma tarefa trivial. Fatores como desempenho e a dificuldade para explorar a elasticidade de forma automática devem ser levados em consideração. Uma das restrições é que usualmente essas aplicações são projetadas para um número fixo de processos. A partir dessa limitação, a computação autônoma surge como uma proposta capaz de fornecer mecanismos de manipulação dinâmicos. Associado a computação autônoma, a elasticidade permite ainda melhor aproveitamento de recursos de forma adaptativa. Nesse sentido, o trabalho propõe uma estratégia de elasticidade horizontal autônoma baseada em um modelo híbrido (preditivo e reativo). Como estudo de caso, pretende-se utilizar a estratégia para o desenvolvimento de um módulo que possa ser integrado à DSL SPar, permitindo explorar a elasticidade em nível de PaaS. Portanto, o objetivo endereçado neste trabalho consiste em analisar o impacto que a estratégia de elasticidade autônoma pode trazer sobre métricas como desempenho, portabilidade e eficiência, quando do processamento paralelo de aplicações de stream.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Gustavo Leão Fernandes
Banca Examinadora: Prof. Dr. Tiago Coelho Ferreto (PPGCC/PUCRS) e Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos).

Na foto, M. Sc. Luis Cassiano Goularte Rista apresentando a defesa de proposta de tese de doutorado.

GMAP © - 2018 - PUCRS - Todos os direitos reservados.