Membros do GMAP apresentam minicurso da ERRC

Na quinta-feira, dia 29 de setembro de 2016, os membros do GMAP Adriano Vogel (SETREM, PUCRS) e Dalvan Griebler (SETREM, PUCRS) apresentaram o minicurso intitulado "Nuvem Privada com OpenNebula: da Implantação ao Desenvolvimento de Plugins" na 14ª Escola Regional de Redes de Computadores, realizada de 27 a 30 de setembro de 2016, na Faculdade Senac Porto Alegre. O minicurso foi ministrado em conjunto com Raul Leiria e Claudio Schepke, da UNIPAMPA.

Resumo: Computação em nuvem é um paradigma que vem se consolidando com o surgimento de novas tecnologias. Os modelos de serviço deste paradigma são definidos como IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service) e são definidos pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) para distinguir as camadas de software e serviço. Atualmente, a grande maioria das aplicações executam sobre uma infraestrutura de nuvem, sustentadas pela camada de mais baixo nível que é o IaaS. Um ambiente pode ser público – onde usuários podem contratar recursos computacionais como um serviço – e privada – onde a nuvem é mantida no domínio da empresa para serviços internos. Neste minicurso, o objetivo é introduzir o tema computação em nuvem no modelo IaaS usando a ferramenta de gerenciamento de código aberto OpenNebula. Esta ferramenta foi uma das pioneiras na comunidade software livre para IaaS e tem como principal característica a simplicidade e desempenho. OpenNebula tem tido boa aceitação no meio acadêmico pela rapidez na implantação e possibilidade de estender novas funcionalidades. O minicurso tem enfoque prático, com a implantação de uma nuvem privada usando OpenNebula e a demonstração de um exemplo de desenvolvimento de plugins. Espera-se que ao final do curso, o participante consiga implantar uma nuvem privada usando OpenNebula e ter uma visão geral da arquitetura do software para poder customizar e criar novos plugins, melhorando o gerenciamento da nuvem.

Imagem: Dalvan Griebler, Raul Leiria e Adriano Vogel apresentando o minicurso Nuvem Privada com OpenNebula na 14ª Escola Regional de Redes de Computadores.

GMAP © - 2018 - PUCRS - Todos os direitos reservados.