Defesa de dissertação de mestrado de membro do GMAP (Adriano Vogel)

Na quarta-feira, dia 28 de março, Adriano José Vogel (doutorando do GMAP), defendeu sua dissertação de mestrado, na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


A defesa foi realizada na sala 505.2 do prédio 32 às 10h00.



A seguir, o título e resumo da dissertação: 


Título: Adaptive Degree of Parallelism for the SPar Runtime 


Resumo: As aplicações de stream se tornaram cargas de trabalho representativas nos sistemas computacionais. Diversos domínios de aplicações representam \textit{stream}, como vídeo, áudio, processamento de gráficos e imagens. Uma parcela significativa dessas aplicações demanda paralelismo para aumentar o desempenho. Porém, programadores frequentemente enfrentam desafios entre produtividade de código e desempenho devido às complexidades decorrentes do paralelismo. Buscando facilitar a paralelização, a DSL SPar foi criada usando atributos (stage, input, output, and replicate) do C++-11 para representar paralelismo. O compilador reconhece os atributos da SPar e gera código paralelo automaticamente. Um desafio relevante que ocorre em estágios paralelos da SPar é a demanda pela definição manual do grau de paralelismo, o que consome tempo e pode induzir a erros. O grau de paralelismo é definido através do número de réplicas em estágios paralelos. Porém, a execução de diversas aplicações pode ser pouco eficiente se executadas com um número de réplicas inadequado ou usando um número estático que ignora a natureza dinâmica de algumas aplicações. Para resolver esse problema, é introduzido o conceito de um número de réplicas transparente e adaptativo para a SPar.  

Além disso, os mecanismos implementados e as regras de transformação são descritos para possibilitar a geração de código paralelo na SPar com um número adaptativo de réplicas. Os mecanismos adaptativos foram avaliados demonstrando a sua eficácia. Ainda, aplicações reais foram usadas para demonstrar que os mecanismos adaptativos propostos podem oferecer abstrações de alto nível sem significativas perdas de desempenho.


O aluno obteve aprovação.


Orientador: Dr. Luiz Gustavo Leão Fernandes

Coorientador: Dr. Dalvan Jair Griebler (PNPD/PUCRS)

Banca Examinadora: Dr. Avelino Francisco Zorzo (PPGCC/PUCRS) e Dr Marco Danelutto (UNIPI).


GMAP © - 2018 - PUCRS - Todos os direitos reservados.