Bolsas de Iniciação Científica

O GMAP é um grupo de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No grupo nós conduzimos diversas pesquisas sobre modelagem e adaptação de aplicações de diferentes domínios (física, matemática, geologia, processamento de imagens, biologia, aeroespacial e muitas outras) para executar eficientemente em arquiteturas de Computação de Alto Desempenho (HPC), tais como Clusters (aglomerado de computadores).

Na última década também trabalhamos com a criação de linguagens específicas de domínio (DSLs), bibliotecas e frameworks visando a exploração do paralelismo em arquiteturas com aceleradores como GPUs (Graphics Processing Units) e FPGA (Field-Programmable Gate Array), e hardware embarcados. Isso tem sido aplicado ao domínio de aplicações de processamento de stream e voltadas à ciência de dados. Além disso, desde 2018, nós temos conduzido pesquisas com uso de inteligência artificial para otimização de aplicações nas áreas de Medicina, Ecologia, Indústria, Agricultura, Educação, Cidades Inteligentes e entre outras.

Estamos oferecendo bolsas de iniciação científica para alunos interessados em vir fazer pesquisa conosco. Aqui o bolsista irá trabalhar e aprender junto do professor Dr. Dalvan Griebler e demais membros da equipe GMAP, que é composta por outros alunos de iniciação científica e mais os mestrandos e doutorandos em Ciência da Computação. Aqui os alunos aprenderão sobre ciência de dados, algoritmos, programação e sistemas paralelos e distribuídos.

Essa vaga é para você que tem interesse em ciência e em pesquisa!

Nossos alunos de iniciação científica tiveram trabalhos aceitos para apresentação em diversos eventos científicos como Euromicro International Conference on Parallel, Distributed and Network-based Processing (PDP), ERAD/RS, Salão de Iniciação Científica (SIC) da PUCRS, Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, entre outros. Além disso, nos últimos anos, os trabalhos dos nossos alunos de iniciação científica foram premiados na 19ª, 20ª e 21ª edições do SIC, no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, e no Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação

Se você se interessou, preencha o formulário e faça parte da equipe do GMAP!

Pré-requisitos:

– Estar cursando um dos seguintes cursos da PUCRS: Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Engenharia de Software ou Engenharia da Computação na PUCRS (Em qualquer semestre).

– Possuir um coeficiente de rendimento parcial das disciplinas cursadas igual ou superior à 7,0 (Desejável).

– Ser uma pessoa interessada e disposta a aprender coisas novas.

– Não possuir vínculo empregatício (Obrigatório).

– Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências de fomento, com exceção do PROUNI (Obrigatório).

Todas as pessoas interessadas serão chamadas para uma entrevista individual online (Agendada conforme disponibilidade, durante os meses de fevereiro e março de 2022).

Orientador: Professor Dr. Dalvan Griebler.

Contato: dalvan.griebler@pucrs.br