Entre os dias 19 e 21 de outubro, ocorreu o XXII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2022) na cidade de Florianópolis. O WSCAD é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desde os anos 2000, o evento apresenta os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos.
Este ano, a aluna de doutorado da PUCRS Gabriella Andrade apresentou o trabalho intitulado “Opinião de Brasileiros Sobre a Produtividade no Desenvolvimento de Aplicações Paralelas” no WSCAD. Esse trabalho foi orientado pelos professores Dr. Luiz Gustavo Fernandes e Dr. Dalvan Griebler. Além disso, contou com a colaboração do Prof. Dr. Rodrigo Santos da UNIRIO.
O resumo do trabalho é apresentado a seguir:
“A partir da popularização das arquiteturas paralelas, surgiram várias interfaces de programação a fim de facilitar a exploração de tais arquiteturas e aumentar a produtividade dos desenvolvedores. Entretanto, desenvolver aplicações paralelas ainda é uma tarefa complexa para desenvolvedores com pouca experiência. Neste trabalho, realizamos uma pesquisa para descobrir a opinião de desenvolvedores de aplicações paralelas sobre os fatores que impedem a produtividade. Nossos resultados mostraram que a experiência dos desenvolvedores é uma das principais razões para a baixa produtividade. Além disso, os resultados indicaram formas para contornar este problema, como melhorar e incentivar o ensino de programação paralela em cursos de graduação.”
Além das sessões técnicas da trilha principal, o WSCAD 2022 teve em sua programação palestras científicas e industriais, minicursos, painéis, workshops, concursos de teses e dissertações e uma maratona de programação paralela. Mais informações sobre o WSCAD 2022 podem ser encontradas no site oficial.
Por: Gabriella Andrade