Apresentação de trabalhos no PDP 2023

Euromicro é uma organização científica internacional que avança as ciências e aplicações da Tecnologia da Informação e Microeletrônica. Um foco significativo é a organização de conferências e workshops em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Entre os dias 1 e 3 de março, ocorreu a 31ª edição do Euromicro International Conference on Parallel, Distributed,…

Notícia completa

Pesquisador do GMAP ganha o 2º lugar do Concurso de Teses e Dissertações no WSCAD 2022

Entre os dias 19 e 21 de outubro, ocorreu o Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-CTD). O concurso aconteceu em conjunto com o XXII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2022) na cidade de Florianópolis. Foram aceitas para submissão, monografias de mestrado e teses…

Notícia completa

Apresentação de artigo no SEAA 2022

A conferência  Software Engineering and Advanced Applications (SEAA) é um fórum internacional para pesquisadores, profissionais e estudantes apresentarem e discutirem as últimas inovações, tendências, experiências e preocupações no campo da Engenharia de Software e Aplicações Avançadas em tecnologia da informação para sistemas com uso intensivo de software. Este ano, o evento ocorreu entre os dias…

Notícia completa

Membros do GMAP ganham segundo lugar na maratona de programação paralela do ERAD/RS 2022

Durante a XXII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS), aconteceu a quinta edição da Maratona de Programação Paralela com o objetivo de fomentar conhecimento em programação paralela e distribuída. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e cursos relacionados. Este…

Notícia completa

Adriano Vogel foi aprovado com louvor em sua defesa de Tese

No dia 21 de março, Adriano Vogel (pesquisador do GMAP) defendeu sua tese  “Self-adaptive abstractions for efficient high-level parallel computing in multi-cores” na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A defesa foi realizada através de videoconferência por consequência do Covid-19. Principais resultados: Hoje em dia, uma parte significativa dos…

Notícia completa

3ª edição do Workshop do GMAP

Em 2021, a 3ª edição do Workshop do GMAP (WGMAP) aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro. Novamente, devido à Covid-19, o WGMAP ocorreu através de videoconferência. O evento tem como objetivo promover um espaço para a socialização entre os membros do GMAP, com a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos doutorandos, mestrando…

Notícia completa

Apresentação de artigo no WSCAD 2021

O Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) é um tradicional evento brasileiro da área de arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho e sistemas distribuídos. O evento ocorre anualmente, promovendo um fórum de discussão para centenas de pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes que desenvolvem aplicações nessa área. Além da trilha principal, são…

Notícia completa

Bolsas de Iniciação Científica

O GMAP é um grupo de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No grupo nós conduzimos diversas pesquisas sobre modelagem e adaptação de aplicações de diferentes domínios (física, matemática, geologia, processamento de imagens, biologia, aeroespacial e muitas outras) para executar eficientemente em arquiteturas de Computação de Alto Desempenho (HPC), tais…

Notícia completa

Trabalhos Apresentados no 22º Salão de Inicialização Científica da PUCRS

Entre os dias 4 e 8 de outubro de 2021, ocorreu a 22ª edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS. O objetivo do SIC é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas…

Notícia completa

Pesquisador do GMAP participa do Concurso de Teses e Dissertações no WSCAD 2021

Entre os dias 26 e 29 de outubro, ocorreu o Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-CTD). O concurso aconteceu em conjunto com o XXII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2021). Foram aceitas para submissão monografias de mestrado e teses de doutorado defendidas a…

Notícia completa

Artigo Publicado no Journal COLA

O artigo intitulado “High-level and efficient structured stream parallelism for rust on multi-cores” foi publicado no periódico Computer Languages (COLA), da editora Elsevier. O trabalho foi realizado pelo pesquisador do GMAP Ricardo Pieper, durante sua dissertação de mestrado com orientação do Dr. Luiz Gustavo Fernandes e co-orientação do Dr. Dalvan Griebler. O artigo original intitulado…

Notícia completa

Artigo Publicado no Journal SPE

O aluno de doutorado Adriano Vogel teve o artigo artigo intitulado “Providing high-level self-adaptive abstractions for stream parallelism on multicores” publicado no journal Software: Practice and Experience (SPE) da editora Wiley. Esse periódico tem um escopo voltado para a discussão de experiências e aspectos práticos de softwares para sistemas e aplicações computacionais. O trabalho foi…

Notícia completa

Artigo Publicado no Journal FGCS

O artigo intitulado “The NAS Parallel Benchmarks for evaluating C++ parallel programming frameworks on shared-memory architectures” foi publicado no periódico Future Generation Computer Systems (FGCS). O trabalho foi conduzido pelo aluno de mestrado do GMAP Júnior Löff sob orientação dos professores Dr. Dalvan Griebler e Dr. Luiz Gustavo Fernandes. O artigo aceito contou com a…

Notícia completa

Apresentação de Artigo no HLPP 2021

Atualmente, técnicas de baixo nível, como troca de mensagens, são metodologias popularmente utilizadas para programação paralela e distribuída. Porém, abordagens estruturadas de alto nível oferecem muitas possíveis vantagens e têm desempenhado um papel fundamental na exploração escalável do paralelismo. Com o objetivo de fornecer um fórum para discussão e pesquisa sobre abordagens estruturadas de alto…

Notícia completa

Apresentaçao de Artigo no SEAA 2021

As conferências Euromicro Conference on Digital System Design (DSD 2021) e Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA 2021) ocorreram simultaneamente entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021. As conferências abrangem as tendências em aplicações embarcadas, de alto de desempenho e ciberfísicas, design de códigos de hardware/software, engenharia de software…

Notícia completa

2ª edição do Workshop do GMAP

A 2ª edição do Workshop do GMAP aconteceu no dia 21 de dezembro de 2020. Neste ano o Workshop ocorreu através de videoconferência devido aos acontecimentos da Covid-19. O objetivo do Workshop foi promover um espaço para a socialização entre os membros do GMAP, com a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos doutorandos, mestrando…

Notícia completa

Dinei Rockenbach foi Aprovado com Louvor em sua Dissertação de Mestrado

Na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, Dinei A. Rockenbach (mestrando do GMAP), foi aprovado com louvor na defesa da sua dissertação de mestrado, na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A dissertação de mestrado foi orientada pelo Dr. Luiz Gustavo Fernandes e co-orientada pelo Dr. Dalvan Griebler…

Notícia completa

Ricardo Pieper foi Aprovado com Louvor em sua Dissertação de Mestrado

Na quarta-feira, dia 25 de setembro de 2020, Ricardo Luis Pieper (mestrando do GMAP), foi aprovado com louvor na defesa da sua dissertação de mestrado, na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A dissertação de mestrado foi orientada pelo  Dr. Luiz Gustavo Fernandes e coorientado pelo Dr. Dalvan Griebler…

Notícia completa

Reunião online com os membros do GMAP

Devido às atuais restrições impostas pela COVID-19, desde o dia 13 de abril deste ano, os membros do GMAP tem realizado reuniões quinzenais através de videoconferências. As reuniões são orientadas pelo coordenador geral Prof. Dr. Luiz Gustavo Fernandes com a colaboração do coordenador de pesquisa Prof. Dr. Dalvan Griebler. As reuniões online têm se tornado…

Notícia completa

Membros do GMAP ganham prêmio de melhor artigo em conferência internacional

Os membros do GMAP Adriano Marques Garcia, Dalvan Griebler e Luiz Gustavo Fernandes, juntamente com os coautores Matheus Serpa (UFRGS), Claudio Schepke (UNIPAMPA) e Philippe Navaux (UFRGS), conquistaram o prêmio de melhor artigo na 20th International Conference on Computational Science and its Applications (ICCSA 2020). O evento ocorreu entre os dias 1 e 4 de…

Notícia completa

Workshop do Gmap 2019

Na sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019, aconteceu o primeiro Workshop do GMAP. O objetivo do Workshop foi promover um espaço para a socialização entre os membros do grupo, com a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos doutorandos, mestrando e alunos de iniciação científica. O Workshop serviu como um espaço para integração dos…

Notícia completa

Trabalho Premiado no 20º Salão de Inicialização Científica da PUCRS

Entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, aconteceu o 20º Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS. O SIC representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de…

Notícia completa

Trabalho Premiado no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS 2019

Entre os dias 4 e 7 de junho de 2019 ocorreu o Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O seminário constitui um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica dos Programas…

Notícia completa

Alunos e Pesquisadores do GMAP Têm Artigos Aceitos para Publicação no ERAD/RS 2018

Nos últimos anos, o GMAP tem realizado submissões constantes para a Escola Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (ERAD/RS) como forma de participar da disseminação do conhecimento na área de programação paralela regionalmente. Em 2018, houveram 6 submissões, sendo todas aprovadas para publicação. Logo, os autores dos artigos e demais membros do…

Notícia completa

GMAP está organizando o VII Nvidia GPU Workshop Latin America

Este será o VII NVIDIA GPU WORKSHOP, sendo pela primeira vez realizado no sul do Brasil. Ele é um evento voltado para desenvolvedores que trabalham com Inteligência Artificial, Deep Learning, Computação de Alto Desempenho, Programação Paralela, Realidade Virtual, Desenvolvimento de Jogos, Processamento Gráfico e Ciência de Dados. Além disso, este evento oferece um rico conteúdo…

Notícia completa

Alunos e Pesquisadores do GMAP Têm 5 Artigos Aceitos para Publicação no ERAD (Escola Regional de Alto Desempenho) 2017

Os alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado do GMAP receberam a notícia de que os cinco artigos escritos e submetidos para o ERAD foram aceitos. Nos últimos anos, o GMAP têm realizado submissões constantes para a Escola Regional de Alto Desempenho como forma de participar da disseminação do conhecimento na área de programação…

Notícia completa